Empresa

A empresa SOCIEDADE INDUSTRIAL UTENSILIOS LAR QUEIRÓS, UNIPESSOAL LDA, designada como SIULQ, fundada em 2014, dedica-se ao comércio e fabricação de eletrodomésticos.

Atualmente a empresa atua exclusivamente no mercado Ibérico, com um volume de negócios de exportação superior a 90%.

No futuro a empresa pretende iniciar a comercialização de produtos de marca própria, com valor acrescentado, mantendo a sua capacidade de fornecedor de outras marcas, não só com a produção de fogões, mas também através da diversificação da carteira de produtos, com o desenvolvimento de placas de encastrar, fogões semi-industriais, arcas frigoríficas e aquecedores catalíticos.

O desenvolvimento de um processo produtivo mais competitivo dotará a empresa da capacidade e confiança para explorar mais proactivamente novos clientes e novos mercados, nomeadamente na UE, em países como a França e Alemanha. Assim, o projeto SI Inovação Empresarial tem o propósito de internalizar atividades atualmente subcontratadas, aumentar a capacidade produtiva e otimização dos processos produtivos, bem como diversificar a oferta de produtos, aumentando a competitividade da empresa.

Para operacionalizar a estratégia de internacionalização estão previstos investimentos relacionados com um conjunto de ações de prospeção e captação de novos clientes e de promoção internacional, no âmbito do SI Internacionalização.

Por sua vez, o projeto de internacionalização a empresa pretende consolidar a sua posição no mercado espanhol e iniciar a exportação dos seus produtos para dois novos mercados nomeadamente França e Alemanha.

Estão definidos como objetivos estratégicos para os anos do projeto, o aumento da produtividade e competitividade interna, diversificar a gama de produtos bem como a carteira de clientes. Para concretizar os objetivos supracitados, foram desenvolvidos um conjunto de ações, enquadradas nas seguintes tipologias:
- Prospeção e presença em mercados internacionais: com o objetivo de captar clientes e ganhar notoriedade junto dos mercados-alvo, serão realizadas algumas ações de prospeção nos seguintes países/mercados: França e Alemanha.
- Conhecimento de mercados externos – participação em uma feira internacional como expositor com o intuito de divulgar os seus produtos.
- Presença na web, através da economia digital - aposta no desenvolvimento do website através da tradução do mesmo e a implementação de catálogos e vídeos promocionais com objetivo de alcançar uma maior notoriedade junto de potenciais clientes;
- Marketing internacional – realização de um plano de marketing, de forma a melhor guiar as ações a desenvolver no âmbito do projeto.

Ambos os projetos evidenciam inúmeros impactos e contributos para os resultados do PO e do PORTUGAL 2020, para a competitividade regional e para a coesão económica territorial.